Afinal, o que são ETE Industriais?

Muitas pessoas já ouviram falar sobre o termo ETE (Estação de Tratamento de Efluentes Industriais), afinal, essa é uma instalação fundamental para manter o equilíbrio ambiental de determinada cidade ou bairro. 

Considerando que toda indústria produz diariamente quantidades significativas de efluentes, essas estações mostram-se como essenciais para que as atividades de uma instituição permaneçam ambientalmente corretas e em conformidade com a legislação local.

No entanto, você sabe como é o funcionamento de um ETE? E não apenas isso: você conhece os benefícios que ele pode trazer para a sociedade de uma maneira geral? 

Para responder essas e outras perguntas sobre esse assunto tão importante, preparamos um artigo especialmente para falar sobre as estações de tratamento de esgoto. Vamos aprender mais? 

Siga a leitura!

Afinal, o que são as Estações de Tratamento de Efluentes Industriais? 

Em poucas palavras, ETEs são instalações caracterizadas pela remoção dos contaminantes dos efluentes, modificando as características específicas de um rejeito e fazendo que seu descarte torne-se adequado e dentro das legislações ambientais locais. 

Para isso, uma ETE Industrial reúne uma amálgama de diferentes combinações de processos químicos, físicos e biológicos. A dificuldade para a realização de cada etapa está relacionada diretamente com as características não apenas dos efluentes recebidos, como também da maneira nas quais foram geradas. 

O funcionamento das Estações de Tratamento de Efluente Industrial está baseado especialmente em um princípio: a formação de uma biomassa com intensa atividade microbiológica. Essa biomassa, por sua vez, garante o alto rendimento nos processos de estabilização no processo de tratamento. 

Quais as vantagens de uma ETE?

Não é necessário ser um especialista para notar a essencialidade de um processo de acondicionamento, transporte e descarte correto de um resíduo. Afinal, falhas em qualquer uma dessas etapas pode gerar profundos danos para o meio ambiente de um local.

Nesse cenário, caso não haja um tratamento de efluentes correto em ETE, os rejeitos podem impactar tanto a natureza quanto a saúde de seres humanos e animais, provocando até mesmo, dependendo da situação, crimes ambientais. Sendo assim, a empresa pode sofrer sanções e multas, ocasionando em prejuízos financeiros.

Como consequência direta dessa problemática, as próprias atividades financeiras e relações da empresa também podem ser influenciadas. Afinal, cada vez mais clientes e fornecedores se importam com questões ecológicas. Portanto, dificilmente irão fechar negócio como uma instituição que não se importa com um processo eficiente de tratamento de efluentes. 

Conte com a VT Ambiental 

Como vimos acima, as Estações de Tratamento de Efluentes Industriais são importantes em diversas frentes. Mais do que ajudar a manter seu negócio em legalidade ou garantir um bom relacionamento com clientes e fornecedores, elas fazem com que a instituição seja sempre associada com boas práticas e consciência ambiental. 

E para ainda mais atitudes que façam sua empresa uma aliada do meio ambiente, conheça melhor o trabalho da VT Ambiental. Acompanhe nosso blog para mais informações valiosas sobre tratamento de resíduos e sustentabilidade.

Todos os direitos reservados

Com muito ♡ por