Resíduos Industriais Classe I: O que são e como fazer o tratamento adequado

Os ambientes industriais naturalmente produzem uma enorme quantidade de resíduos durante as atividades operacionais.  

Considerando esse fato, é uma responsabilidade do próprio gestor da indústria se preocupar com a realização de um gerenciamento de resíduos consciente e responsável. Afinal, a produção deles pode trazer diversos danos tanto para os negócios da própria empresa (através de multas e sanções de órgão reguladores) quanto para o meio ambiente. 

Nesse artigo, separamos mais detalhes sobre o que são e como tratar corretamente os resíduos industriais. Siga a leitura!

O que são resíduos industriais?

Em poucas palavras, resíduos industriais são itens, ferramentas ou quaisquer materiais que tornam-se inutilizáveis ao final de um trabalho na indústria, não apresentando mais funcionalidades nem para suas funções originais nem para serem reciclados. 

Ou seja, esses resíduos são os restos das atividades de fábricas e indústrias de uma maneira geral. Confira abaixo alguns exemplos de resíduos industriais: 

  • Cinzas.
  • Resíduos ácidos ou alcalinos. 
  • Escórias.
  • Fibras.
  • Vidro.
  • Metais. 

Além disso, nessa divisão de materiais descartados, é possível encontrarmos alguns que possam trazer perigos para o meio ambiente e até mesmo para a saúde humana. 

Considerando esse fato, cabe ao gestor realizar um tratamento e destinação correta para evitar impactos ambientais e acidentes de trabalho. Confira abaixo como esses resíduos são classificados, de acordo com a NBR 10.004/04 da ABNT: 

  • Classe I: Perigosos. Possuem características que apresentam perigo para a saúde ou para o meio ambiente como inflamabilidade, toxicidade e corrosividade. 
  • Classe II A: Resíduos não inertes. Possuem entre suas características biodegradabilidade, solubilidade em água e combustibilidade. 
  • Classe II B: Resíduos inertes. Mesmo com o passar do tempo, não entram em decomposição nem sofrem alterações na composição.

Como realizar o tratamento dos resíduos industriais? 

Considerando o ponto que diversos resíduos industriais são classificados como perigosos, é importante salientar que tanto a fase de tratamento quanto a destinação final dos resíduos deve ser realizada de forma segura, responsável e consciente. 

Sendo assim, para garantir um gerenciamento seguro e sem chances de eventuais problemas, a organização deve realizar a separação e armazenamento (em recipientes adequados) dos resíduos considerando as classificações citadas acima. 

Em todo esse cenário, a opção mais segura a ser escolhida é contar com uma empresa especializada no tratamento de resíduos para realizar todo esse processo.

Por contarem tanto com o equipamento correto quanto com a experiência necessária para a realização desse trabalho, essas instituições garantirão um serviço de qualidade e confiança para que você não precise se preocupar com sanções, multas ou danos ao meio ambiente causados pelas atividades operacionais. 

Para te ajudar nesse objetivo, a VT Ambiental oferece soluções sustentáveis e focadas em um tratamento seguro e responsável de resíduos. Entre em contato e conheça mais sobre nós!

Todos os direitos reservados

Com muito ♡ por