Resíduos industriais: entenda como são classificados

O cotidiano nas indústrias é responsável pela produção de uma quantidade enorme de resíduos químicos e sólidos diariamente. 

Como consequência desse volume residual produzido, uma instituição pode sofrer sanções caso não haja um processo eficiente de tratamento de resíduos. Afinal, descartar esses resíduos no meio ambiente, ocasiona em diversos impactos negativos para a natureza e prejuízos para a saúde e segurança da população. Cada vez mais clientes buscam fazer negócios com empresas ambientalmente conscientes. 

Considerando esse cenário, os gestores de indústrias precisam se responsabilizar pelos resíduos gerados durante as atividades operacionais. No entanto, para que essa conscientização aconteça, o primeiro passo é muito simples: conhecer como os resíduos são classificados.  

Para te ajudar nesse dever, separamos neste artigo tudo que você precisa saber sobre classificação de resíduos industriais. 

Siga a leitura! 

Como classificar os resíduos industriais? 

Em primeiro lugar, devemos destacar que os resíduos industriais são identificados pela NBR 10.004/04 da ABNT como perigosos. Mas afinal, o que isso significa? Simples. Os considerados resíduos perigosos são conhecidos dessa maneira por apresentarem riscos (tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente) durante seu manuseio. 

Sendo assim, dentro das classificações da ABNT, os resíduos perigosos estão divididos nos seguintes subgrupos: 

  • Classe I: Perigosos. Possuem características que apresentam perigo para a saúde ou para o meio ambiente como inflamabilidade, toxicidade e corrosividade. 
  • Classe II A: Resíduos não inertes. Possuem entre suas características biodegradabilidade, solubilidade em água e combustibilidade. 
  • Classe II B: Resíduos inertes. Mesmo com o passar do tempo, não entram em decomposição nem sofrem alterações na composição. 

Além da classificação considerando a periculosidade, outros aspectos devem ser examinados pelo gestor na hora de classificar os resíduos, como a origem, o estado físico, químico e biológico do mesmo. 

Realizando essa separação, a tarefa de tratar e destinar os resíduos torna-se muito organizada e segura para os colaboradores.  

Por que sua empresa deve classificar os resíduos industriais?

Existem diversos motivos que configuram a classificação de resíduos industriais positiva para o seu negócio. Em primeiro lugar, como já citamos, esse processo facilita os trâmites de tratamento e destinação final de resíduos. 

Assim, como resultado desse fato, sua empresa estará atuando de acordo com a legislação brasileira e os órgãos reguladores. Dessa forma, multas e sanções serão evitadas. 

Por último, mas não menos importante, essa atitude garantirá que o nome da instituição permaneça positiva no mercado como uma empresa que respeita o meio ambiente e pensa no futuro do planeta terra. Ou seja, vantagens para a natureza e para o andamento dos seus negócios. 

Conheça a VT Ambiental

A VT Ambiental é uma empresa especializada em soluções sustentáveis e focada em fornecer um tratamento seguro e responsável de resíduos. Tudo isso para manter a sua instituição em conformidade com o meio ambiente.

Contamos tanto com o equipamento correto quanto com a experiência necessária para a realização de trabalhos como o tratamento de resíduos industriais. Para conhecer melhor nossa empresa, entre em contato!

Todos os direitos reservados

Com muito ♡ por