Você sabe o que é uma gestão de resíduos OnSite? Entenda mais!

As empresas estão cada vez mais interessadas por soluções ou estratégias que possam potencializar e dinamizar de alguma maneira a cadeia produtiva. Dessa forma, tecnologias que visam atender essas demandas são progressivamente procuradas. 

Essa preocupação por inovação, por sua vez, inclui também um assunto fundamental para instituições que desejam tornar suas operações mais sustentáveis: a destinação de resíduos e formas adequadas para o tratamento de águas e efluentes ao final da cadeia produtiva. 

Nesse contexto, surge o modelo OnSite, baseado em um processo de tratamento de efluentes in loco apoiado por um parceiro contratado que administra as técnicas de implantação, operação e manutenção da planta. 

Quer conhecer mais sobre a gestão de resíduos OnSite? Siga a leitura!

O que é o tratamento OnSite?

O modelo OnSite é um tipo de gestão que deve ser escolhido quando existe a necessidade do processo de terceirização do tratamento de resíduos em uma empresa. Para isso, é necessário contar com a expertise técnica de um parceiro especializado na área que tome a responsabilidade de garantir a funcionalidade do procedimento. 

Quando colocamos a gestão na prática, a empresa contratada instala o sistema e assume prontamente questões como mão de obra para manutenção e operação, recursos para investimento em infraestrutura, destinação de resíduos e insumos operacionais. 

Nesse contexto, a instituição terceirizada monta uma estrutura de tratamento de resíduos dentro da própria empresa, realizando todo esse processo in loco. 

Tudo isso para permitir que a empresa foque exclusivamente no core business e não se preocupe com a questão técnica do tratamento de efluentes. Todo o procedimento será realizado por profissionais que seguirão à risca as normas ambientais vigentes. 

Quais os tipos de tratamento OnSite?

O tratamento OnSite é dividido em alguns grupos, cada um com suas especificidades definidas. Confira abaixo as principais diferenças entre eles:

  • BOT: no modelo BOT, fica a cargo do fornecedor os processos de projeção, construção, implantação e reforma do sistema com seu próprio dinheiro. Além disso, ele também faz as atividades operacionais da Estação de Tratamento de Efluentes (ETEs);
  • BOO: esse modelo conta com basicamente os mesmos pontos de responsabilidade do BOT. No entanto, o que difere é o fato de que ao fim do contrato com a empresa, o ativo fica na responsabilidade do prestador de serviços;
  • AOT: nessa modalidade, são realizados investimentos diretos na estrutura do negócio, com o parceiro injetando dinheiro e assumindo todos os custos de atividade e eventuais manutenções do ativo. Além disso, também é papel deles gerenciar o controle ambiental de licenças, além da forma na qual os efluentes serão descartados. 

Conheça a VT Ambiental!

O modelo de tratamento de resíduos OnSite é um dos serviços oferecidos pela VT Ambiental! 

Por possuirmos não apenas o equipamento correto como também a experiência necessária para a realização desse trabalho, a sua empresa garantirá um serviço de qualidade e confiança para que você não precise se preocupar com sanções, multas ou danos ao meio ambiente ou aos colaboradores por uma gestão incorreta de resíduos. 

Entre em contato e entenda mais como podemos te auxiliar.

Todos os direitos reservados

Com muito ♡ por